Recentemente tive a oportunidade de participar de uma apresentação da OSISoft sobre o PI System, quando cheguei na apresentação eu realmente não tinha idéia alguma sobre esse produto, apenas que era um tipo de banco de dados.

Então um consultor da OSISoft fez uma apresentação show de bola, ele fez um pequeno teatro com os próprios participantes da palestra, eu ainda nunca tinha visto uma apresentação neste formato, gostei muito da didática utilizada, acredito que todas as pessoas da plateia entenderão como funciona a ferramenta e os conceitos básicos de banco de dados, alta disponibilidade, cluster e configuração de serviços; mesmo as pessoas não técnicas que estavão presentes.

Basicamente o PI funciona como um banco de dados centralizado que tem a capacidade de capturar informações nas mais diversas fontes de informações. Ele geralmente é utilizado em grandes empresas que possuem diferentes equipamentos industriais, os quais cada fabricante disponibiliza um sistema próprio para gerenciamento e exibição de relatórios. Então o PI coleta diferentes informações de diversos equipamentos e centraliza em um grande banco de dados e possibilita através de vários módulos que seja contabilizada essa informação para ajudar a tomada de decisão dentro de um empresa.

Uma informação interessante é que o sistema PI possui uma faixa de 500 drivers de comunicação com equipamentos proprietários, pois nem todos os fabricantes seguem um padrão estabelecido.

Segue um diagrama simples de como a solução funciona:

OSISoft PI System

Na minha opinião essa solução é essencial em uma empresa que possua uma rede industrial e tenha a necessidade de consolidar diferentes e diversas informações para tomar desições importantes, principalmente na área operacional de produção. A grande vantagem deste software não está apenas na centralização das informações, mas sim na possibilidade de cruzar essas informações, realizar cálculos complexos e disponibilizar os resultados através de gráficos, planilhas ou simplesmente dados prontos para alimentar uma ferramenta de colaboração na sua intranet.

Anúncios