Tags

,

Mês passado eu tive a oportunidade de participar de um treinamento oficial Microsoft. Foi meu primeiro treinamento Microsoft, alguns amigos ficarão me zuando porque onde trabalhamos Windows só utilizado em algumas estações do financeiro, isso porque a maioria dos softwares da Caixa funcionam somente em plataforma Microsoft.

Mas como eu nunca fui radical ao ponto de somente utilizar software livre, fui fazer o curso. O fato é que eu não tinha a menor idéia do que era SharePoint, numa pesquisa rápida descobri que era uma ferramenta de colaboração.

No curso de SharePoint que durou uma semana (40h), fiz dois cursos:

Os cursos foram ministrados pelo instrutor Eduardo que trabalha na SofHar de Curitiba – PR, o que eu achei mais interessante no curso, foi a questão da padronização Microsoft, tanto os livros quanto os slides apresentados pelo instrutor são padronizados e geralmente em inglês, ou seja, o mesmo material é utilizado no mundo inteiro.

O curso funcionou da seguinte forma, nos livros temos as lições e no final delas temos os labs, então o instrutor explicava os tópicos aboradados na lição e depois os alunos utilizavam uma máquina virtual para colocar em prática tudo que aprendemos.

Recentemente eu fiz um trabalho para um cliente da empresa onde eu trabalhava, neste projeto eu precisava fazer uma pesquisa e um levantamento de 5 ferramentas de gerenciamento de documentos eletrônicos, mas que tivessem algumas características como: integração com OpenLDAP, versionamento de documentos, idioma em português, ferramenta de busca entre outras. Nesta pesquisa foi elegida uma ferramenta pra testes, o knowledgetree, com certeza uma ferramenta muito poderosa.

Então durante o curso, eu fui aprendendo sobre os recursos do SharePoint e confesso fiquei realmente impressionado, pela quantidade e possibilidades que essa ferramenta atende. Além da facilidade de uso e intregrações com toda a familia de produtos Microsoft. E a cada caracterisca nova que eu aprendia, eu automaticamente comparava na minha cabeça com as outras ferramentas que eu havia pesquisado.

sharepoint

Para ter uma idéia com o SharePoint você tem uma solução intranet completa, onde você pode criar sites internos para cada departamento e delegar responsabilidades de administração dos mesmos. Cada usuário pode ter um perfil, para manter os seus dados sempre atualizados. Cada site pode tem recursos como páginas wiki, blog, bibliotecas de arquivos, workflow, business intelligence entre outras. Você também pode disponibilizar uma extranet para clientes acessarem informações específicas, além da possibilidade de manter o site público da sua empresa pela própria ferramenta.

Por fim, fazendo uma comparação entre as possibilidades do SharePoint com outras ferramentas de colaboração, tenho que reconhecer que essa ferramenta da Microsoft  agrega um grande valor e agilidade aos processos internos de uma empresa.

