Tags

, ,

É com muito orgulho que escrevo esse post, pois acabo de conquistar minha primeira certificação, agora sou Junior Level Linux Professional (LPIC-1).

Após dois anos de trabalho utilizando linux em minha estação de trabalho, mais um ano trabalhando com suporte em servidores linux e um mês de estudos intensos, totalizando três anos de experiencia com o mundo GNU, realizei os exames para adquirir minha certificação.

Resumidamente o LPI é uma entidade certificadora de Linux reconhecida internacionalmente, para quem tem interesse em fazer os exames este link contém o conteúdo programático para o nível 1. A certificação LPIC-1 é constituída por dois exames conhecidos pelos códigos 101 e 102, o candidato deverá ser aprovado em ambos para ser considerado LPIC-1. Cada exame contém 60 questões (abertas, múltipla escolha, várias alternativas), com duração máxima de 90 minutos cada. Os exames são agendadas e realizadas pelos institutos VUE ou PROMETRIC.

No meu caso eu utilizei os seguintes livros para estudar:

  • Certificação Linux LPI – Nível 1 Exm 101 e 102 2a Ed. Revisada (Steven Pritchard, Bruno Pessanha)
  • Certificação Linux (Ribeiro, Uirá)
  • Certificação LPI-1 3ª Edição (Siqueira, Luciano)

Durante esse mês de estudos acabei escrevendo um resumo dos objetivos cobrados nos exames do LPIC-1, segue o arquivo.

Abaixo estão os meus resultados conquistados:

101 – Score 710

Test Section Information Percent Correct
System Architecture 87%
Linux Installation and Package Management 90%
GNU and Unix Commands 80%
Devices, Linux Filesystems, Filesystem Hierarchy Standard 93%

101 – Score 720

Test Section Information Percent Correct
Shells, Scripting and Data Management 80%
User Interfaces and Desktops 100%
Administrative Tasks 100%
Essential System Services 100%
Networking Fundamentals 71%
Security 77%

LPI ID: LPI000160261
Código de verificação:
6n8h7r7sy2
https://www.lpi.org/caf/Xamman/certification

certificado-lpic1

Gostaria de agradecer aos meus amigos de uma forma geral pelas trocas de conhecimento e incentivos para que eu pudesse realizar essa conquistar. Obrigado!

