Tags

, , ,

Pessoal a um tempo atrás escrevi um post sobre como realizar a instalação do Zend framework. Agora vou compartilhar algumas informações e fontes que achei em diversas pesquisas na internet.

Meu primeiro passo após conseguir instalar o framework (Zend) e a sua ferramenta de linha de comando (Zend Framework Command Line Console Tool) foi criar um Hello World básico. Já meu segundo passo foi criar um CRUD simples, com as ações de listar, inserir, alterar, apagar os dados armazenada em uma tabela no banco de dados postgreSQL. Para conseguir realizar esses passos o  tutorial Getting Started with Zend Framework me ajudou muito.

Após ler esse tutorial e criar meu projeto inicial com alguns formulários simples, surgiu a necessidade de implementar outros recursos: paginação de resultados, utilizar as classes Form para gerar formulários dinamicamente,  gerenciar a estrutura do layout na aplicação, estruturar minha aplicação baseada em módulos. Foi então que navegando achei um conjunto de 30 videos que ensina como utilizar esses recursos.

Durante o desenvolvimento desses novos recursos na minha aplicação vários erros surgirão, então descobri um plugin bacana e fácil de instalar e utilizar, que exibe erros, sql, dump de variaveis ou array de uma forma elegante na tela. Outro macete legal que aprendi, foi como configurar o eclipse para executar o Zend Framework Command Line dentro da propria ferramenta.

Espero que esse post possa ajudar alguém que esteja iniciando o desenvolvimento de uma aplicação utilizando o Zend Framework.

