Pessoal mesmo um pouco tarde, gostaria de deixar minha mera opinião como participante do Latinoware 2010.

Neste ano de 2010, participei novamente do evento Latinoware (VII Conferência Latino-Americana de Software Livre), gostaria de registrar minhas impressões sobre o evento. O mesmo ocorreu em Foz do Iguaçu – Paraná, nos dias 10, 11 e 12 de novembro no Parque Tecnológico Itaipu.

Neste ano tivemos uma vasta gama de palestras sobre diversas áreas ligada a cultura SW, entre elas eu destaco uma ideia muito original e interessante, uma apresentação no formato de teatro sobre TDD (Desenvolvimento Orientado a Testes) realizada por Sylvestre Mergulhão e Henrique Andrade com o tema “Por que eu sou fanático por testes e você é um bundão?”, realmente é impressionante como o teatro tem o poder de transmitir informações/mensagens para as pessoas de uma forma suave e engraçada.

Outra coisa que gostei muito neste ano foi a infraestrutura das salas de palestras, estava perfeito! Apenas achei que a parte de exposição estava muito fraca, alguns stands nem haviam pessoas lá, acredito que isso é um ponto a ser melhorado, uma sugestão seria além de ter stands tradicionais de empresas (expondo seus produtos) e stands de comunidade (mas com informações relevantes, neste ano eu vi muitos stands com um ou dois nerds com seus notebooks acessando internet ou programando, os caras não sabiam nem conversar e muito menos mostrar para o publico de fato o que estavam expondo ali), acrescentar stands com projetos interessantes (demonstrando de fato o que foi executado, com o intuito de atrair curiosos).

Uma outra sugestão é sobre o material de divulgação da programação do evento, o pessoal poderia sugerir os palestrantes compor títulos mais sugestivos a suas apresentações, e/ou adicionar um mini resumo do escopo da palestra no material, pois tinham vários títulos de palestras que realmente não fazia sentido para uma pessoa leiga em um determinado assunto, talvez essas pessoas quisessem muito assistir essas palestras se ela tivesse pelo menos uma noção do conteúdo a ser abordado.

Com tudo gostaria de dizer que o evento foi um sucesso, deixar minhas impressões e sugestões.

Anúncios